Seja a sua empresa uma iniciativa nova no mercado ou seja ela uma marca já consolidada e com alguns anos de experiência na praça, o fato é que uma boa gestão é a peça chave na hora de garantir as condições necessárias à sua sobrevivência no mercado.

 

Isso se torna ainda mais evidente quando nos deparamos com o atual cenário de crise econômica e política no país. Embora se aponte que a economia começa a apresentar alguns sinais de uma lenta recuperação, o mar ainda não está para peixe e é preciso profissionalizar as práticas da sua empresa para que ela possa continuar a crescer.

Os dados que têm sido compilados pelo Sebrae sobre as taxas de sobrevivência e de mortalidade das empresas no país certamente não deixam dúvidas quanto à isso.

 

Ainda que se constate um forte movimento empreendedor – resultado dos esforços daqueles milhares de brasileiros que sempre sonharam em deixar o emprego para investir no sonho de se tornar o seu próprio patrão e que viram na crise esta oportunidade -, a má gestão (em especial, financeira) ainda é apontada como a principal razão para o fechamento de novas empresas com até 2 anos de operação no mercado.

 

Quer saber mais sobre como e porque vale a pena investir em uma gestão profissional para o seu negócio?

 

Então confira a seguir:

 

O que é uma “Gestão Profissional”?

 

Entendemos por “gestão profissional” o emprego de um conjunto de práticas e técnicas da administração que focam na obtenção de resultado palpáveis, através de investimentos constantes em excelência. Em outras palavras, uma gestão profissional é aquela que sabe se servir dos recursos de disponíveis no mercado para garantir um controle mais rigoroso de seus processos, uma maior estabilidade financeira e um melhor atendimento ao cliente.

 

Entre as marcas mais claras de uma gestão não-profissional, podemos listar erros clássicos e crassos como:

 

  • Descontrole financeiro

    controlar as contas da empresa balanceando despesas e recebimentos é uma necessidade primeira de qualquer gestão de sucesso. Ainda assim, o que mais vemos acontecer em empresas mal administradas são erros básicos do tipo misturar finanças pessoais e empresariais, ou ainda realizar todo o controle financeiro por meio de registros manuais. No primeiro caso, a mistura de dados tende a fazer com que se perca o controle sobre a real lucratividade da empresa, além de desviar importantes recursos que, re-investidos, poderiam ser decisivos para o crescimento da sua marca. Já no segundo caso, é comum que registros manuais deixem a desejar em termos de confiabilidade dos dados: afinal, na correria do dia a dia, nada mais normal do que esquecer de realizar um lançamento ou se bagunçar com os números.

 

  • Problemas fiscais

    a carga tributária e a burocracia brasileira não são para iniciantes. Justamente por isso, muitas empresas novatas – e sem a devida consultoria – acabam por cometer erros nas declarações à Receita que podem custar caro…

 

  • Falta de planejamento

    o planejamento estratégico é o momento em que a sua gestão avalia o desenvolvimento da empresa até o momento presente, estabelecendo projeções e metas para o período seguinte. Trata-se de um momento ideal para realizar ajustes de percurso na sua empresa, definindo quais os investimentos serão mantidos, e quais os custos que deverão ser cortados a fim de garantir o sucesso do seu negócio. Por isso, deixar de realizar o planejamento é um dos piores erros em que pode incorrer uma nova empresa.

 

  • Descontrole de estoques

    os estoques da sua empresa representam uma importante parcela do seu capital, e devem ser administrados como tal. Isso implica possuir um controle claro e preciso de todas as mercadorias disponíveis em estoque, realizar um planejamento de estoques que contemple fatores como sazonalidade na demanda e que permita alcançar melhores condições de negociação com fornecedores.

 

  • Falta de investimentos em marketing

    fazer com que a sua marca se torne mais conhecida é essencial na hora de conquistar espaço no mercado. Banners, panfletos e sacolas de papel personalizadas por exemplo, são acessórios que podem ajudar nesse reconhecimento e fazer a marca crescer. Para que isso aconteça é importante ter clareza do perfil do público ao qual se direciona o seu marketing, assim como dos melhores canais para chegar até esse público. Deixar de investir em marketing ou, pior, investir sem orientação é receita certa para perder dinheiro!

 

 

Quais os benefícios de investir em profissionalização da gestão?

 

Se a sua empresa vai crescer e se consolidar no mercado, ela vai precisar de uma gestão profissional. Entre os benefícios desse modelo de gestão estão um maior equilíbrio e controle financeiro, permitindo identificar e corrigir desvios de capital e orientar melhor os seus investimentos em diversas áreas, como infraestrutura, marketing e até aquisição de estoques.

 

Uma gestão profissional é ainda característica essencial das empresas que possuem uma visão de mercado, atuando com planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo. São esses planejamentos que vão permitir que a sua empresa esteja preparada para enfrentar qualquer revés do mercado, além de ser capaz de avaliar o real progresso alcançado em função das metas pré-estabelecidas.

 

Por fim, uma gestão profissional se reflete em especial no seu RH: valorização e treinamento da equipe de trabalho, bem como cuidado com o clima e a cultura organizacional são marcas de uma empresa com identidade bem definida e responsabilidade. São ainda características que refletem positivamente na sua relação com o consumidor. Afinal, um funcionário que veste a camisa da empresa fará toda a diferença para os resultados das suas vendas.

 

 

Por onde começar?

 

Existem muitas formas de começar a profissionalizar a sua gestão. Um bom primeiro passo é buscar uma consultoria de gestão, fiscal ou de marketing, de acordo com o setor da sua empresa que mais demanda melhoria. É possível obter apoio e orientação junto à instituições como o SEBRAE e até mesmo junto às juntas comerciais de cada cidade (não deixe de se informar!).

 

Um segundo passo, bastante necessário, é pensar na otimização e controle dos processos internos e diários do seu negócio. Investir em uma solução de automação na gestão de recursos empresariais, do tipo ERP, é uma boa opção para organizar melhor as finanças, os estoques e até mesmo a emissão de certos documentos fiscais. E o melhor: há uma infinidade de modelos de ERP online disponíveis no mercado, a maior parte deles flexível e moldável à realidade e ao porte da sua empresa.

 

Agora que você já conhece os benefícios que uma gestão profissional têm a oferecer para a sua empresa, que tal descobrir como as soluções da ItRefresh vão te ajudar a profissionalizar ainda mais a sua administração? Experimente gratuitamente aqui!

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