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Comércio Eletrônico

O que você precisa saber sobre comércio eletrônico

Nos últimos anos, cresceu imensamente o número de lojas virtuais em diferentes segmentos de mercado. Afinal, a cada dia, é maior o público consumidor que adere às compras online, pois as vantagens são diversas.

Além de preços baixos, a oferta de opções costuma ser grande, sem contar que é possível adquirir diferentes artigos do conforto do seu lar, com segurança e praticidade. E, o melhor, a encomenda chega na porta de casa.

Por isso, ter um e-commerce é a estratégia de muitas marcas que possuem lojas físicas e mesmo de novos empreendedores que desejam se fixar no mercado virtual. Mas o que fazer, por onde começar? É importante estar bem informado para tomar as decisões mais assertivas.

Portanto, continue lendo este artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre comércio eletrônico. Para tanto, confira as informações presentes nos tópicos a seguir sobre os principais passos para vender na internet com sucesso:

Definir nicho de mercado

Determinar o segmento de mercado para atuar é o primeiro passo para quem deseja investir no comércio eletrônico. Mesmo quem já tem uma empresa física deve fazer essa definição, já que é possível avaliar que na internet é melhor limitar o seu nicho.

Essa estratégia pode ser vantajosa em um primeiro momento para perceber como o mercado se comporta ou mesmo por averiguar que alguns artigos são mais lucrativos de vender pela internet do que outros. Já quem está iniciando deve ter ainda mais atenção.

Alguns ramos já estão praticamente saturados, mas é possível ter sucesso ao oferecer um diferencial. Pode ser mais apropriado ainda investir em áreas pouco exploradas. Analise todas as possibilidades.

Identificar público alvo no comércio eletrônico 

Mesmo quem já atua no mercado deve identificar e conhecer o seu público alvo na internet. Ele pode ser o mesmo da sua loja física ou não. Por isso, é necessário fazer esse estudo, para saber quem são os seus clientes em potencial no comércio eletrônico.

Se ele for diferente, pode ser preciso atraí-lo e conquistá-lo de modo distinto ao que é geralmente feito pela sua marca. Já os novos empreendedores devem focar nesse aspecto, pois é a partir daqui que as demais ações devem ser feitas, sempre pensando no seu público.

 

 

 

Planejar a loja virtual

Tendo em mente o segmento de mercado e o público alvo do seu e-commerce, o próximo passo é começar o planejamento. Tudo deve ser muito bem pensado para organizar uma estratégia eficiente para o seu negócio.

Aqui, você vai fazer o seu plano de ação, uma parte importante do planejamento, pois é quando todas as informações são reunidas e colocadas no papel. Também é o momento certo de perceber o que deve ser mudado da ideia original, para ajustar de acordo com a web.

Desenvolver o e-commerce

Com uma ideia mais clara e estruturada do seu negócio online, chega a hora de escolher uma plataforma para desenvolver a sua loja virtual. Existem muitas formas de criar um e-commerce atrativo e nem sempre é preciso ter um alto investimento.

Você deve pesquisar bastante, portanto, até encontrar uma plataforma que ofereça todos os recursos necessários sem extrapolar o seu orçamento. Afinal, é melhor começar um negócio sem dívidas. Além disso, há os sites que funcionam como classificados.

Eles são ótimas maneiras de iniciar no comércio online, já que não exige uma loja virtual própria. Dessa maneira, você começa a vender, conhecer melhor o mercado e abre um e-commerce quando já tiver alguma experiência.

Organizar a logística

Ter uma logística bem aparelhada é essencial para atender aos clientes de maneira apropriada no comércio eletrônico. Mesmo quem já tem uma loja, mas não vende para todo o país, aqui encontra um aspecto totalmente novo, que é o de atender consumidores de diferentes regiões brasileiras.

Em um primeiro momento, esse atendimento também pode ser limitado, pois é imprescindível fazer entregas relativamente rápidas, no prazo combinado e sempre ter disponível os produtos que aparecem no seu e-commerce.

Ter um diferencial de mercado no comércio eletrônico 

Ter um diferencial que destaque o seu negócio da concorrência é um dos principais aspectos para se fixar no mercado, ainda mais se você atua em um nicho bastante concorrido. Esse diferencial pode ser os preços dos produtos, artigos exclusivos ou prazo de entrega.

Porém, é importante identificar quais diferenciais chamam mais a atenção do seu público alvo. Além disso, é preciso estar bem preparado, caso o seu diferencial seja oferecer muitas formas de pagamento, por exemplo, a plataforma da sua loja virtual deve suportar isso.

Construir uma estratégia de marketing

Depois de ter tudo preparado e saber exatamente como a sua empresa online vai atuar, chegar a hora de construir uma estratégia de marketing. Quem tem negócios virtuais não pode deixar de lado o marketing digital.

Além de exigir menos investimento, é possível criar campanhas direcionadas ao seu público e até segmentá-las, caso tenha consumidores em potencial com perfis diferentes. Pela internet você também consegue acompanhar e analisar melhor os resultados.

Entretanto, não adianta atirar para todos os lados, é preciso identificar quais os melhores canais de comunicação para aproximar a marca do seu público. Redes sociais, blogs, e-mail marketing são estratégias eficientes, pondere as mais relevantes.

Contar com as ferramentas adequadas

Mesmo com o sucesso dos últimos anos obtidos pelo comércio eletrônico no país, apenas estar na internet não é garantia que o seu negócio vai dar certo. Assim como qualquer outro empreendimento, é fundamental uma administração competente.

Mesmo que você trabalhe sozinho é necessário ter controle de estoque, controle financeiro, estratégia de vendas, etc. E para gerir tudo adequadamente, é preciso usar também as ferramentas apropriadas, como um ERP online.

Além de informatizar os dados do seu negócio e conectar os setores, promove a otimização da rotina diária com a automatização dos procedimentos. É uma ferramenta altamente segura e eficiente para todas as atividades do seu e-commerce.

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