Empresas abrem e fecham as suas portas todos os dias. As razões para o declínio de um negócio são diversas. No entanto, em meio às novas tendências e tecnologias, é urgente estar sempre acompanhando as mudanças do seu nicho de mercado.
Isso porque a falta de inovação é um dos principais motivos para a falência de muitos empreendimentos, que não conseguem acompanhar o que há de novo. Mas como se proteger desses perigos e estar pronto para seguir as tendências?
Continue lendo este artigo e confira algumas dicas essenciais de como aplicar inovação no seu negócio. Para tanto, se ligue nos tópicos abaixo:
Acompanhe o comportamento de compra dos clientes- Atualize o seu mix de produtos e serviços
- Capacite a sua equipe
- Use as ferramentas adequadas
- Automatize os procedimentos da sua empresa
- Tenha um software ERP
Acompanhe o comportamento de compra dos clientes
Uma das formas mais eficientes de como aplicar inovação no seu negócio é acompanhando o comportamento de compra dos seus clientes. Com essa medida, você pode saber quais são as novidades que mais vão fidelizar os seus clientes e conquistar novos consumidores.
De acordo com o seu segmento de mercado é possível inovar de maneiras variadas. Vender online é uma delas, já que uma significativa parcela da população aderiu às compras virtuais.
Em outros nichos, a inovação pode acontecer nas tecnologias empregadas nos seus produtos e serviços. Um exemplo são os novos processos que permitem uma produção mais sustentável, com matérias primas que agridam menos o meio ambiente.
Existem consumidores de alguns nichos de mercado que estão mais atentos a isso, sendo uma forma de inovar no caso da sua empresa atender esse perfil de público. Para isso, é forçoso não só identificar o seu público alvo como conhecer as suas preferências e necessidades.
Atualize o seu mix de produtos e serviços
O mix de produtos ou de serviços do seu negócio deve ser revisto de maneira periódica, sendo que, de acordo com o seu campo de atuação, essa avaliação pode ser realizada com maior ou menor frequência. Assim, você supera as expectativas do seu público e, ainda, o fideliza.
Afinal, se você vende telefones celulares, por exemplo, é importante ter na sua loja os últimos modelos. Isso é preciso porque muitos consumidores gostam de trocar de aparelho mesmo quando os seus antigos ainda funcionam, apenas para ter o produto mais moderno.
E se você não dispor do que a sua clientela busca, sem pestanejar ela vai atrás da concorrência. Isso pode ser o passo inicial para a redução das suas vendas. Portanto, é fundamental ter um mix de produtos ou serviços que seja atualizado, conforme o estilo de vida do seu público alvo.
Capacite a sua equipe
A sua equipe é parte chave do sucesso do seu empreendimento. Por isso, mais uma forma de como aplicar inovação no meu negócio é manter os seus funcionários capacitados para lidar com as novas tecnologias empregadas em sua empresa.
Se o seu negócio abrir uma loja virtual, por exemplo, os seus empregados devem ser treinados para usar a plataforma adequadamente. O mesmo serve para quem apenas divulga os seus produtos na internet, por meio de sites, blogs e redes sociais.
Usar a internet para fins pessoais não é o mesmo do que usar para a promoção de uma marca virtualmente. Então, não basta achar que a sua equipe vai dar conta do recado sem nenhuma capacitação só porque todos os seus membros possuem perfis nas redes sociais.
Use as ferramentas adequadas
Mais do que nunca, hoje em dia, aplicar inovação no seu negócio também consiste em usar as ferramentas adequadas. Mesmo segmentos de mercado que vendem produtos menos tecnológicos se beneficiam
muito dos recursos disponíveis.
Planejamento de atividades, acompanhamento de equipes, controles de estoque e financeiro, entre outras tarefas, são algumas que se beneficiam de diferentes ferramentas tecnológicas. Muitas delas, inclusive, existentes em versões gratuitas.
Alguns exemplos são o RunRun e o Trello, que funcionam como gerenciadores de projeto, e o Google Drive que, assim como outros recursos, atua no armazenamento na nuvem. Além dessas, há os softwares de gestão e de produção, que reúnem diferentes funcionalidades.
Automatize os procedimentos da sua empresa
Algumas ferramentas tecnológicas, mais do que contribuir com a gestão de dados e produção, também servem para tornar os processos da sua empresa automáticos. Isso faz com que a sua empresa seja muito mais eficiente.
Afinal, permite que a sua equipe faça mais em menos tempo, sem perder em qualidade e sem que ninguém fique sobrecarregado. Desse modo, é possível até mesmo contar com um quadro mais enxuto de profissionais.
Como você pode ver, por mais que essas ferramentas exijam um investimento inicial, no médio prazo, se convertem em lucro, pois contribuem em muito com a economia da sua empresa. Além de gastar menos com a folha de pagamento, é possível aumentar a produção.
Por consequência, você vende mais e aumenta o seu lucro, podendo investir em novas máquinas ou na contratação de profissionais. É possível até mesmo expandir o seu negócio. E mais, com a automatização evita-se o retrabalho, bem como os erros e enganos.
Tenha um software ERP
O software ERP é um exemplo de ferramenta tecnológica que contribui em muito com a gestão do seu empreendimento. Não só possibilita a automatização dos processos empresariais, como também informatiza todos os dados e conecta dos setores.
Com isso, é possível reunir em uma única plataforma o controle de estoque, o controle financeiro, a emissão de boleto bancário, a emissão de nota fiscal eletrônica e muito mais.
Além disso, o software ERP funciona de maneira remota, podendo ser acessado sempre que necessário. Para tanto, basta ter uma conexão à internet, mesmo em dispositivos móveis, como smartphone e outros. Mesmo assim, é muito seguro e simples de usar.
Com um software ERP, você consegue aplicar inovação ao seu negócio. Afinal, tudo é feito com mais dinamismo e qualidade, refletindo diretamente na satisfação dos seus clientes. Esse programa emite ainda relatórios, para acompanhar de perto as tendências do mercado.
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