Você sabe responder o que as vendas e o controle de estoque têm em comum? Para que uma empresa sobreviva é preciso que vendas sejam realizadas. E o que é necessário para realizar vendas? Um estoque bem organizado e planejado.
O estoque é responsável por revelar toda a organização da empresa ou a falta dela. Uma gestão de estoque má realizada, reflete em vários setores. Dentre eles, podemos destacar dois: o setor de vendas e o setor de entregas.
Para ajudar a sua empresa a não passar sufoco e aumentar o faturamento, preparamos esse artigo. Com ele você vai entender a importância de fazer o controle de estoque e como esse controle reflete nas vendas.
Não deixe de conferir e boa leitura!
Reduza a perda de vendas com o controle de estoque
Com um controle de estoque eficiente, sua empresa conseguirá fazer uma gestão de compras adequada. Com isso, você diminui o risco de faltar produtos para seus clientes finais. Além disso, você também diminui a chance de não atender seus clientes por falta de produtos.
Certamente, você sabe o que acontece quando você deixa de atender clientes por falta de mercadoria. Provavelmente, ele irá procurar a concorrência. Se a concorrência tem o produto que ele está buscando, da próxima vez que ele precisar de um produto ou serviço, ele irá busca-la novamente. Afinal, foi ela que o atendeu com rapidez e prontidão quando ele estava precisando. Por isso, é importante que você evite esse tipo de erro. Fazendo isso, a chance dos seus lucros aumentarem é muito maior.
Com o controle de estoque você otimiza as compras de produtos
Como já foi dito, as vendas e o controle de estoque andam lado a lado. E é por meio do controle de estoque que você define qual mercadoria está faltando para fazer sua reposição. Além disso, com o controle de estoque, também é possível definir a melhor época do ano para comprar determinado produto.
Com isso, você nunca terá produtos que não possuem saída ou terá que enfrentar a falta dessas mercadorias. Outra dica é fazer a administração das compras de um mesmo fornecedor. Trabalhe com uma parceria e assim, você conseguirá melhores condições de pagamento.
Quando houver a necessidade de fazer compras maiores do que é de costume, o controle de estoque também pode ajudar. Afinal, a partir do momento que você controla o estoque, você sabe quando essas compras serão feitas. Assim, você também terá um melhor controle de caixa.
Com o controle de estoque você diminui perdas e obsolescência
Um estoque parado representa perda de dinheiro para sua empresa. Essa, por sua vez, poderia estar investindo em atividades que iriam gerar um lucro maior. Porém, é fato que um estoque precisa ser mantido para que a sua empresa atenda as demandas dos clientes finais.
Fazendo o controle de estoque de forma correta, você consegue acompanhar a saída de mercadorias, controlar quantidades, prazos de validade e muito mais. Dessa forma, é possível evitar perdas e a obsolescência dentro do estoque da sua empresa.
É preciso que você pense que empregar dinheiro em estoque já é um custo a mais para a empresa. Imagina o prejuízo que seria se você perdesse uma parte desses produtos sem ter a chance de ser reembolsado? Além de perder o dinheiro investido, você ainda perderia o lucro da empresa. Por isso, é importante ter o controle.
Com o controle de estoque você saberá o que oferecer para seu cliente
Pela terceira vez: vendas e controle de estoque andam lado a lado. Se o controle de estoque não for feito corretamente, as vendas não serão efetivas. Isso acontece porque seus vendedores não saberão o que oferecer para seus clientes. Vamos imaginar um exemplo prático.
Imagine que um cliente entra na sua loja e resolve comprar uma máquina de lavar de 15 quilos. O vendedor faz toda uma propaganda do seu produto, induzindo o cliente a fechar a compra. Porém, quando vai olhar no sistema, percebe que o produto está fora de estoque. Já imaginou como resolver essa situação?
O mesmo acontece com o contrário. Imagine vários produtos parados no estoque, sem saída por meses e mais meses. Sem um controle de estoque, os vendedores não sabem quais são os produtos que precisam sair rapidamente, com isso, podem acabar vendendo produtos mais novos, deixando os antigos parados.
Com as informações corretas nas mãos dos vendedores, existe a possibilidade de resolver esses problemas com antecedência. Lembre-se: se o produto está parado, você está perdendo dinheiro. E se não há o produto, você também está perdendo dinheiro.
Espero que você tenha entendido como as vendas e o controle de estoque andam lado a lado. Para te ajudar nessa gestão, é preciso ter um sistema eficaz para realizar tal atividade.
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