Os desafios na administração das empresas estão cada vez maiores: é preciso lidar com uma concorrência crescente, garantir a presença ativa da sua marca na rede, enfrentar a crise político-econômica que atinge o país e ainda garantir que o seu time de vendas permaneça motivado e engajado no cumprimento das metas da empresa.
Modernizar a gestão da sua empresa é hoje uma necessidade real.
Afinal, é através do recurso às soluções tecnológicas disponíveis no mercado que a sua empresa conseguirá otimizar rotinas e processos, com ganho de tempo e recursos, melhorar a comunicação interna, com impactos na motivação da equipe, e potencializar os resultados globais alcançados.
A grande questão é que existem diversos tipos de softwares gerenciais disponíveis no mercado, cada qual pensado para atender a uma ou mais necessidades específicas da sua empresa. Muitos deles podem até ser utilizados em conjunto, de forma complementar, maximizando as vantagens de cada ferramenta escolhida.
Essa diversidade de opções pode causar certa confusão e dificuldade de discernir qual a melhor solução para a realidade específica da sua empresa. E é exatamente por isso que estamos trazendo esse artigo para você, empreendedor que está em busca de uma solução inteligente para a gestão da sua empresa.
Vamos apresentar dois dos softwares online mais utilizados pelas empresas que buscam melhoria de resultados: o CRM e o ERP.
Se você chegou até este artigo, certamente já teve algum contato com essas soluções… Nosso objetivo aqui é, então, te ajudar a entender melhor cada um desses softwares, verificando quais as diferenças de foco e objetivo entre eles, quais as funcionalidades oferecidas por cada um, bem como as melhores opções para trabalhar com essas duas ferramentas de forma integrada e complementar.
Confira a seguir:
ERP: otimizando a sua gestão de processos e recursos
A sigla ERP online vem do inglês Enterprise Resources Planning – que pode ser traduzido por algo próximo à Planejamento de Recursos Empresariais. Logo, como o próprio nome do software já indica, um ERP online é uma ferramenta com foco maior na gestão interna da sua empresa, em especial dos recursos financeiros da marca.
Entre as principais funcionalidades oferecidas por um ERP online, podemos destacar as seguintes:
- Controle financeiro: garantir a saúde financeira da sua empresa é uma das principais razões de ser de um software ERP. Para isso, ele conta com ferramentas que permitem acompanhar todas as contas a pagar e a receber, facilitando ainda o trabalho de conciliação bancária e a emissão de boletos para o seu cliente final.
- Controle de estoques: os seus estoques representam parte importante do capital da empresa. Afinal, cada item em estoque corresponde a um capital já investido e que precisa ser recuperado. Quanto mais tempo em estoque um item ficar, maior a chance de depreciação ou perda total do capital investido, especialmente para as empresas que trabalham com produtos perecíveis.
Para garantir que a sua empresa possua total controle dos produtos em estoque, o ERP permite acompanhar em tempo real as oscilações dos estoques, agilizando a reposição de itens e permitindo que a sua equipe trace estratégias para promoção de vendas de itens com menor saída. Tudo para otimizar a gestão dos capitais da sua empresa!
- Gestão comercial: a entrada de novos recursos na sua empresa depende de um setor comercial ativo e produtivo. Por isso, o ERP oferece ferramentas para acompanhar de perto todas as vendas realizadas, verificando os resultados em relação às metas preestabelecidas. A partir dos relatórios gerados, a sua equipe poderá estabelecer o melhor plano de ação para garantir uma maior taxa de conversão para a sua empresa.
- Emissão de documentos fiscais (NF-e, NFC-e, NFS-e): garantir que a sua empresa esteja em dia com a SEFAZ e simplificar o processo de emissão de notas é uma das preocupações de um ERP online. Para isso, são oferecidos módulos emissores de NF-e, NFC-e e NFS-e, sendo possível integrar a emissão de NFC-e diretamente ao PDV da sua empresa.
- Gestão de RH: não poderíamos esquecer, é claro, do fator humano ao apontar os principais recursos cobertos pelo uso de uma ferramenta ERP na gestão da sua empresa. Nem é preciso destacar a importância da sua equipe para o sucesso da sua marca, não é mesmo? Afinal, os seus colaboradores são a face visível da empresa para o seu cliente final – daí a importância de uma boa gestão de pessoas para a fidelização de clientes e potencialização de resultados.
Um ERP online vai permitir que o seu RH controle muito mais do que apenas o ponto dos seus funcionários: através dele é possível acompanhar a evolução de cada colaborador ao longo do tempo, os resultados apresentados e as habilidades e competências específicas de cada um.
Essa base de dados é fundamental na hora de estabelecer as estratégias de gestão de RH que estão alcançando resultados efetivos, bem como na hora de terminar o tipo de investimento em qualificação que se faz necessário para aumentar a efetividade das ações da sua equipe.
CRM: potencializando resultados em vendas
Um CRM é um software com uma proposta diferente daquela de um ERP – e o seu próprio nome já indica isso: CRM, do inglês Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. O foco de um software CRM está em vendas.
Um CRM permite que você acompanhe a evolução de cada lead ao longo do seu funil de vendas, orientando o approaching e o discurso da sua equipe de vendas e marketing.
Se a sua empresa está em busca de uma maior taxa de conversão e de uma equipe de vendas mais eficaz, o CRM é o software para você!
Entre as principais funcionalidades oferecidas por um CRM online, destacamos o uso de Inteligência Digital, ferramenta que acompanha o relacionamento da sua marca com o cliente, determinando o seu perfil de compras e indicando os produtos ou serviços com maior probabilidade de venda efetiva.
CRM x ERP: qual a melhor opção para a sua empresa?
A resposta depende do que a sua empresa precisa no momento: focar na gestão inteligente dos recursos internos, de forma a gerar lucro, ou investir em uma praxis de venda melhor informada e, consequentemente, mais efetiva na conversão de leads em clientes.
Nosso principal ponto aqui é que não se trata de escolher necessariamente um software ou o outro. Cada um desses softwares tem um função clara e bem definida – e eles podem trabalhar juntos de forma a auxiliar a sua marca a crescer.
Afinal, nada impede que a sua empresa invista em melhoria de gestão & melhoria de vendas ao mesmo tempos. Quando utilizadas de forma concomitante, o impacto das duas ferramentas sobre as finanças da sua empresa é ainda maior.
Ainda em dúvida?
É normal ficar em dúvida quando discutimos de forma abstrata sobre dois softwares distintos – são muitos detalhes e variantes a se considerar…
A melhor forma para sair do impasse entre um CRM ou um ERP online ainda é a prática: por que, então, não experimentar gratuitamente esses softwares na sua empresa?
Para conhecer na prática e sem compromisso as soluções ERP online da It Refresh e o CRM da Microsoft, Dynamics 365. Temos certeza de que você não vai se arrepender da experiência!