Na hora de escolher uma planilha de controle financeiro é preciso levar em consideração alguns elementos. Antes de mais nada, a planilha precisa ser simples. A ideia da planilha é que os gastos da sua empresa estejam organizados. Você não deve perder tempo tentando entender a planilha.
Também é importante que ela possa ser personalizada a seu modo. Afinal, por mais que você tenha uma planilha pronta, ela precisa se adequar às necessidades da sua empresa. Porém, não é apenas isso. Existem vários elementos que uma planilha de controle financeiro precisa conter para que ela seja completa. E é isso que você vai descobrir ao longo do artigo.
Boa leitura!
A planilha de controle financeiro deve ter a possibilidade de ser personalizada em categorias
Obviamente, a planilha de controle financeiro pode vir com categorias pré-definidas. Porém, ela também deve ter a opção de você criar categorias de acordo com a necessidade da sua empresa. Por exemplo, Funcionários é algo que toda empresa precisa administrar. Mas Produção, pode ser usado por umas e por outras não.
A planilha precisa ser fácil de usar e entender
Se você está querendo usar uma planilha de controle financeiro, é porque quer mais praticidade e simplicidade para o dia a dia da sua empresa. Por isso, é fundamental que seja fácil de usar e de ser entendida.
Gerenciar as finanças da sua empresa não deve ser algo complicado e difícil. Por isso, a planilha de controle financeiro também não deve ser. O sistema deve ser intuitivo e simplificado para facilitar os processos diários. Os campos também devem ser claros.
Você deve abrir a planilha e entender facilmente tudo o que está sendo informado ali. Não é para você ter “dores de cabeça” ou se estressar para fazer o seu controle financeiro. É importante que se preocupe apenas em atualizá-la diariamente, de acordo com a sua rotina.
Divisão entre despesas fixas e variáveis
Os gastos também precisam estar bem divididos na planilha de controle financeiro. Uma boa forma de fazer isso é por meio da divisão entre despesas fixas e despesas variáveis.
As despesas fixas são aquelas que a sua empresa tem todo mês, não importando o período do ano. Um exemplo é o pagamento dos funcionários que deve ser realizado mensalmente, assim como também conta de água e luz.
Já as despesas variáveis são aqueles gastos fora do padrão. São os custos que mudam conforme a produção da empresa ou a quantidade de trabalho demandado. Como exemplo, podemos elencar os gastos com materiais e suprimentos.
Com base nessas informações, é preciso que a planilha tenha um fluxo de caixa. O fluxo de caixa é o coração da sua planilha de controle financeiro. É ele que mostrará todo o dinheiro que entra e sai da empresa, de acordo com cada período. Por isso ele pode ser considerado a informação mais importante.
Acessibilidade via internet
É importante que a planilha de controle financeiro permita que o usuário a acesse através de uma conexão via internet. Com isso, você poderá acessar a sua planilha de qualquer lugar, por meio de qualquer aparelho que tenha conexão com a internet.
Isso oferece uma facilidade enorme para o empresário, uma vez que ele não precisará andar com a sua planilha em um cartão de memória ou pen drive. Além disso, ele também não precisará ficar mandando a planilha por e-mail sempre que tiver que usá-la fora do seu local de trabalho principal. Praticidade e rapidez nas suas movimentações.
Compatibilidade com vários dispositivos
Atualmente as pessoas não estão mais conectadas apenas a computadores, tudo precisa estar acessível à palma da mão. Então, o uso de celulares, por exemplo, não é mais apenas para fins pessoais. Muitos gestores e empresários também usam o celular para trabalhar.
Enquanto estão em um engarrafamento, por exemplo, conseguem adiantar vários assuntos pendentes. O mesmo vale para enquanto estão almoçando ou no elevador. É necessário que o coração da empresa esteja na palma das mãos dos empreendedores.
Por isso, é fundamental que a planilha de controle financeiro seja compatível com diversos dispositivos, como tablets e celulares. Além de facilitar o uso, o empreendedor ainda pode atualizar os gastos assim que eles acontecem, de qualquer lugar. Isso evita que ocorram esquecimentos, permitindo que a planilha esteja sempre atualizada.
A planilha de controle financeiro precisa ser uma ferramenta segura
Por último, mas não menos importante, a planilha precisa passar segurança para o usuário. Afinal, a planilha conta com todos os dados referentes a uma gestão financeira de uma empresa. Por isso, procure uma planilha onde seus dados estejam seguros e protegidos.
Com base em todas essas informações, nós temos a planilha perfeita para sua empresa. Baixe-a por meio do link e simplifique a rotina do seu empreendimento. O download é gratuito e leva apenas alguns minutos.
Espero que você tenha entendido quais são os elementos que não podem faltar em uma planilha de controle financeiro. Faça o download da planilha e comece a transformar hoje mesmo o seu negócio.