Com a atual fase conturbada que o Brasil vem enfrentando a economia está sendo afetada, logo manter os negócios em momento de crise não é algo fácil.

Afinal de contas, o empreendedor se encontra na linha de frente de toda a situação.

Isto porque, ele sofre de maneira direta com a diminuição do faturamento, já que há menos dinheiro circulando.

Sem contar com a falta de perspectiva no curto e médio prazo, deixando assim o mercado totalmente incerto.

No entanto, mesmo durante essas situações, existem algumas dicas importantes que vão lhe ajudar a manter os negócios em momento de crise. Veja!

1 – Reduza os custos desnecessários

No momento da crise é essencial que você faça a redução dos custos que são considerados desnecessários.

É claro que existem certas despesas que você acredita serem indispensáveis para o funcionamento do seu negócio.

Contudo, fazendo uma análise bem criteriosa se torna possível realizar uma redução daquilo que é desnecessário.

Para isso, você deve fazer um verdadeiro mapeamento de todos os custos envolvidos na sua empresa, inclusive daqueles que você considera irrelevantes.

Nesse caso, defina o que é mais importante para a sua empresa para que ela não perca a essência.MSFT-Teams-BannerAd_160x600_Option2-BRZ

Além disso, fique atento para não cortar os custos que afetam a produtividade, já que isso tende a trazer problemas sérios para o seu negócio.

2 – Saiba ver novas oportunidades

A redução dos gastos por si só não é suficiente para manter os negócios em momentos de crise, é preciso aprender a ver novas oportunidades nesse tipo de situação.

Portanto, tenha uma postura positiva com relação ao futuro e, em cima disso, passe a investir em práticas de gestão para estabelecer estratégias que as façam enxergar a capacidade do seu negócio em inovar, se destacando assim perante aos concorrentes.

Afinal de contas, os momentos de crise podem ajudar no autoconhecimento da empresa, gerando assim novas oportunidades.

3 – Converse com a sua equipe

Nesse tipo de cenário é ideal que você seja o mais franco possível com a sua equipe.

Então, mostre a todos que o trabalho em conjunto é uma das melhores maneiras de superar a crise para o bem geral.

Isto porque, com a produtividade pouco afetada, o fluxo do caixa não vai sofrer tanto com o cenário.

Por conseguinte, será possível ter todos os colaboradores na empresa, o que deve ser de interesse seu e também deles.

4 – Tenha visão de longo prazo

Para manter os negócios em momento de crise é muito comum que os empreendedores adotem medidas a curto prazo.

Então, é normal ver diversos casos de demissão em massa e de estagnação de investimentos novos.

No entanto, esse tipo de estratégia tende a comprometer o crescimento da sua empresa à longo prazo

Como é caso das marcas que deixam de investir em capacitação dos colaboradores para cortar os gastos imediatamente, por exempla.

Todavia, é vital que em momentos como esse você não seja do tipo imediatista.

A razão para isso é que as estratégias colocadas em prática por você hoje irão impactar no seu negócio no futuro.

5 – Negocie com os seus fornecedores

É natural que haja uma queda do faturamento durante os momentos de crise e isso pode se tornar um problema muito sério

Por essa razão, você deve negociar com seus fornecedores um melhor prazo para que seja possível cumprir com os compromissos que foram firmados entre vocês.

Assim, será possível ter um fôlego muito maior para conseguir manter em dias todas as despesas e gastos que não podem ser reduzidos e nem adiados.

E, tudo isso, sem afetar a relação entre empresa e os fornecedores.

6 – Recorra a plataforma de venda online

O uso internet continua sendo uma das estratégias mais importantes para manter os negócios em momento de crise.

Por esse motivo, a hora é agora de você recorrer a utilização de plataformas de venda online.

Sem sombra de dúvidas isso vai lhe permitir expandir a cartela de clientes, pois a comercialização de produtos pela internet só vem aumentando cada vez mais.

Então, faça uma análise das plataformas que estão à disposição no mercado, optando por aquela que seja mais adequada a realidade do seu negócio.

7 – Acompanhe o mercado financeiro

O acompanhamento do mercado financeiro também se faz presente nos momentos de crise.

Então, muito mais do que uma planilha referente ao fluxo de caixa, você precisa entender o que está acontecendo no mercado.

Desse modo, fica muito mais fácil antecipar os rumos que a economia poderá tomar.

À vista disso, esteja atento a inflamação, câmbio e juros, por exemplo, como maneira de determinar os possíveis investimentos, bem como ter precificações mais certeiras.

Inclusive, caso faça qualquer tipo de mudança no seu negócio ou serviços, busque informar o consumidor sobre o cenário.

Caso contrário, é bem provável que o fluxo do caixa seja comprometido de forma séria.

Conclusão

Manter os negócios em momento de crise pode ser algo realmente complicado e difícil, mas são situações que você terá que enfrentar.

Portanto, prefira acreditar que isso vai lhe trazer novas oportunidades e encare da melhor forma o cenário, utilizando-se das dicas que foram mencionadas acima.

 

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