Não há como negar que, cada vez, mais pessoas buscam pelas facilidades que a nota fiscal eletrônica proporciona, porém, é preciso tomar cuidado com algumas opções disponíveis na internet, uma vez que, muitas delas acabam não tendo validade depois de feitas. O ideal é encontrar uma forma padrão específica e trabalhar sempre com ela, assim, tudo acaba ficando mais fácil.

Além disso, muita gente ainda não entende a importância de uma nota fiscal na compra e venda de produtos. A nota fiscal permite que a sua empresa esteja regularizada nos serviços que oferece e também adquire, ou seja, esteja dentro das leis.

Conheça alguns benefícios da geração da nota fiscal:

  • A produtividade aumenta: a partir do momento que a nota fiscal está automatizada, diversos processos passam a ser simplificados e não precisar do manuscrito, o que causava problemas como erros no preenchimento e serviços muito específicos para cada situação. Quando é feito online, as partes estão prontas, apenas para preenchimento.
  • Custos reduzidos: ter o acesso à nota fiscal eletrônica não lhe faz ter gastos com papel, impressão e nem precisar contar com um espaço específico para guardar as mesmas.
  • Nenhum profissional precisa ser contratado para a tarefa: com a facilidade dos programas online, qualquer pessoa da empresa, inclusive a que estiver efetuando a venda, pode sozinha elaborar a nota fiscal, o que não seria possível se essa continuasse sendo manuscrita.
  • Menor margem de erro: chances de erros bem menores devido à automatização do programa online.
  • Controle: sua empresa passa a controlar de uma maneira mais específica os números que entram, e isso permite um melhor controle de entradas e saídas.
  • Facilidades para o seu cliente.

A Receita Federal, em seu site, possui um espaço específico para geração de notas fiscal gratuita, em que cada pessoa pode acessar o programa através de seu computador e assim, preencher os dados solicitados.

É necessário preencher diversos campos, como o número da nota, às vezes até automático se você já estiver cadastrado e utilizar o sistema com frequência, a data de emissão da nota, o tipo de documento e produto, horário de saída, a forma pagamento, a finalidade, natureza operação, município em que os serviços são prestados.

Além disso, há a parte em que o destinatário precisa ser definido e informações relacionadas a ele, como endereço, CNPJ, se for empresa e assim por diante. O preenchimento correto da nota fiscal se torna fundamental para que esta tenha validade.

Além da Receita Federal, existem programas específicos que permitem a geração da nota, como o Tira Nota, que é um software simples, que automatiza serviços.  Com ele, ao se inscrever e configurar o seu certificado digital, é inserido determinados dados na nota fiscal de acordo com o produto vendido ou comprado e esta é enviada para a SEFAZ.

Muitos contadores utilizam o Tira Nota para facilitar a impressão de nota fiscal para os seus clientes, uma vez que estes sempre precisam gera-las e muitas vezes acabam tendo alguns conflitos com a forma de consegui-las, além do deslocamento e tempo gastos para tal atividade. Com a facilidade do programa, tudo pode ser feito online, do lugar aonde o cliente tiver.

O Novo Emissor é outra plataforma gratuita que oferece a geração de nota fiscal. Todas as notas fiscais que envolvem o Simples Nacional podem ser emitidas e a ideia é que esse sistema substitua o fornecido atualmente pelo governo.

Ele é inteiramente gratuito e continuará sendo. Isso porque, existem alguns programas que inicialmente são gratuitos para uma espécie de teste e depois passam a ser cobrado o que não é o caso do Novo Emissor. A intenção é auxiliarem empreendedores que utilizam o SEFAZ. A Conta Azul apoiou a ideia e permitiu que este se tornasse gratuito. Mas, vale lembrar que, o emissor do governo não acabará como estava previsto. Portanto, o Novo Emissor é mais uma forma disponível, não a única.

É uma ferramenta segura e estruturada e fornecerá nota fiscal eletrônica para todos os estados brasileiros. Sua empresa precisará de certificado digital para acessar o sistema, como já é cobrado por outros fornecedores de nota fiscal também. Afinal, é justamente esse certificado que valida a nota ou não.

Uma das ideias desses geradores de nota fiscal é de que, as pessoas, cada vez mais, possam gera-las em casa, pela facilidade e assim, não necessitem dos contadores para esse processo. Assim, os contadores passam a trabalhar apenas com as suas áreas específicas. Cada empresa ou empreendedores podem optar de onde e como farão a geração de suas notas fiscais, não esquecendo que, apesar de a forma não ter prioridade, gerar a nota fiscal é essencial.

Experimente Grátis

 

Artigos Relacionados:

NOVO SIMPLES NACIONAL: A IMPORTÂNCIA DE UM SOFTWARE DE GESTÃO FISCAL PARA SUA EMPRESA

CÓDIGO GTIN: ENTENDA O QUE É E QUAL O SEU IMPACTO NA GESTÃO FISCAL DO SEU NEGÓCIO

Deixe aqui seu comentário