Para manter a sua empresa funcionando adequadamente, é preciso ter uma série de cuidados, procedimentos e controles. E quando a sua ideia é crescimento, então, tudo isso possui ainda mais peso.

Afinal, o crescimento de sucesso da sua empresa só é possível quando está tudo em ordem, bem organizado e planejado. Mas afinal, como conseguir manter a casa em ordem? Continue lendo este artigo e confira as 4 dicas que podem auxiliar o crescimento do seu negócio:

1 – Mantenha o controle financeiro em dia

O controle financeiro é um ponto chave para o crescimento e para a gestão da sua empresas, ainda mais quando o seu o intuito é o de expandir. Isso acontece porque, basicamente, para crescer, um negócio deve investir em estrutura, pessoal, mão de obra, etc.

Então, se a sua empresa estiver no vermelho, sem dar conta das finanças do dia a dia, fica difícil pensar em aumentar os seus domínios. O melhor, portanto, é fazer um planejamento financeiro que preveja as despejas mensais e avaliar o quando se pode poupar.

Para colocar no papel o planejamento financeiro, é preciso saber todos os gastos envolvidos no funcionamento da sua empresa. Assim, é preciso identificar os seguintes itens:

  • Contas a pagar (gastos fixos e variáveis)
  • Contas a receber
  • Receitas provindas de outras fontes, como investimentos

Com esses números, você realiza o controle de fluxo de caixa que, basicamente, consiste em identificar quanto dinheiro entra e sai da sua empresa. Esse controle permite saber o quanto de dinheiro é preciso levantar para expandir a sua marca.

Além de vender mais, a sua empresa pode economizar em itens supérfluos e mesmo investir em atitudes e procedimentos que ajudem a reduzir as despesas. Isso depende muito de cada nicho de mercado, como aquisição de novos equipamentos.

Porém, outras formas de economizar podem ser usadas em diferentes segmentos de mercado. É o caso de desligar as luzes quando o ambiente não é usado, evitar o uso de materiais plásticos, como os copinhos de café, e reutilizar os materiais.

2 – Gerencie com eficiência o estoque

O estoque é outro setor estratégico para empresas, além de ser um grande aliado para o crescimento do seu negócio. Isso porque ele fornece dados importantíssimos, como os produtos que são mais procurados pelo seu público alvo e quando são mais adquiridos.

Também indica mercadorias com pouca saída que podem só estar causando prejuízos para o seu negócio. Isso quer dizer que o estoque ajuda a compreender o comportamento de compra dos consumidores, acompanhar tendências e tomar a frente da concorrência.

Mas para que tudo isso possa ser verificado, é preciso que haja um adequado controle de estoque, ou seja, recursos que consigam registrar as suas movimentações.

Nem sempre é possível ter esse controle com eficiência quando realizado de maneira manual, por mais competentes que sejam os seus colaboradores. A questão é que empresas com grandes estoques inviabilizam o cruzamento manual de informações.

Além disso, estoques bem gerenciados ajudam a equipe de marketing a criar campanhas mais assertivas junto ao seu público alvo.

Afinal, para crescer uma empresa também deve aumentar a sua conversão de vendas, tornando os seus produtos desejados por um maior número de consumidores.

3 – Aposte no marketing para aumentar a conversão de vendas

Além de dinheiro no caixa, outra necessidade fundamental e, por isso, mais uma das dicas que podem auxiliar o crescimento do seu negócio é estar bem posicionado no seu segmento de mercado.

Isto é, não adianta nada expandir os seus domínios se não existe um maior volume de clientes em potencial para adquirir o seu produto ou serviço. Nesse sentido, o marketing é imprescindível, não só em termos de publicidade, mas de ponto de venda.

Você deve saber que marketing não se refere só a campanhas publicitárias nos veículos de comunicação. Mas também consiste em determinar quais são as praças mais vantajosas para comercializar os seus artigos e oferecer os seus produtos.

Hoje em dia, existem empresas que só vendem pela internet, outras que possuem lojas físicas e virtuais e mesmo as que atuam apenas com o comércio físico. Além disso, é possível vender por meio de representantes comerciais, catálogos e parcerias com outras empresas.

De qualquer forma, ao crescer é necessário avaliar qual o tipo de expansão que a sua marca vai ter. Pode ser por meio de franquias, filiais, parcerias, fusões, entre outras, e isso deve estar presente na sua estratégia de marketing.

Quanto à publicidade, é preciso investir nos canais de comunicação que mais diretamente se comunicam com o seu público alvo. Atualmente, de acordo com o seu nicho de mercado, a internet pode ser uma grande aliada, inclusive, se os seus clientes estiverem conectados.

4 – Faça uso das ferramentas tecnológicas

Como você pode ver, todas as dicas que podem auxiliar o crescimento do seu negócio envolvem grande fluxo de informações. Isso significa que é preciso usar as ferramentas tecnológicas para gerenciar de maneira adequada todos esses dados.

Afinal, por mais competentes que sejam os seus funcionários, pode ser impossível manipular um imenso volume de dados com eficiência. Isso porque exige muitas horas de trabalho e nem sempre os resultados são tão satisfatórios quanto se os processos fossem automatizados.

Frente a isso, o software ERP é uma solução apropriada para gerenciar todas essas informações e contribuir com tarefas executadas de maneira mais rápida. Além disso, o trabalho não perde em qualidade e ninguém fica sobrecarregado.

Esse programa é um sistema de gestão empresarial que informatiza os dados empresariais, conecta os setores e automatiza os procedimentos. Além de contribuir com as tarefas cotidianas, oferece relatórios completos e atualizados, perfeitos para a tomada de decisão.

Com um software ERP, portanto, você pode saber com mais exatidão o momento certo para a sua empresa se expandir, bem como verificar quanto ainda é preciso. Já que ele ajuda a deixar a casa em ordem coopera ainda com o crescimento estruturado do seu negócio.

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