A tecnologia em empresas veio para ficar e, a cada dia, novos recursos e ferramentas são desenvolvidos para proporcionar ainda mais dinamismo e eficiência para o ambiente de trabalho. Mas, e o atendimento?

Não adianta ter os métodos mais modernos de administrar o seu negócio, se a equipe peca na hora de disponibilizar um atendimento da mais alta qualidade aos seus clientes. Por isso, é preciso tirar proveito das tecnologias, a fim de garantir a melhor recepção ao consumidor.

Hoje, uma ferramenta bastante útil a empresas de todos os portes e segmentos de mercado é o ERP online. E como fazer uso das suas vantagens para fidelizar a clientela?

Continue lendo este artigo e veja porque o seu ERP precisa mais do que tecnologia, precisa de atendimento. Para tanto, confira as informações contidas nos tópicos a seguir:

  • Como o software ERP ajuda no atendimento
  • Como tornar o atendimento mais eficiente com ERP

Como o ERP online ajuda no atendimento

O ERP contribui de uma série de maneiras para que a sua equipe possa oferecer um atendimento da mais alta qualidade. Afinal, esse sistema de gestão empresarial informatiza os dados, conecta os setores e automatiza os processos do dia a dia.

Tudo isso permite que a sua equipe faça mais em menos tempo, sem perder em qualidade e sem sobrecarregar ninguém.

Isso quer dizer que todas as tarefas realizadas por sua equipe ganham em eficiência, evitando o retrabalho e os erros comuns de ocorrer quando não se tem as ferramentas adequadas. Com isso, os seus funcionários têm mais tempo para se dedicar ao atendimento dos clientes.

Além disso, com as ferramentas adequadas, a sua equipe sente-se mais satisfeita no ambiente de trabalho, refletindo no seu humor, produção e na forma de abordar o cliente para atendê-lo.  

 

Rotina mais dinâmica

Como você pode ver, a rotina de uma empresa que tem um ERP é muito mais dinâmica. E a consequência de tudo ser feito com maior assertividade resulta em um melhor atendimento.

Isso pode ser visto tanto na maneira mais rápida como o cliente é atendimento, com produtos entregues sem demora e sem erros, e nos serviços prestados adequadamente, quanto na agilidade em fazer cadastro, emitir nota fiscal, boleto bancário e outras operações.

Com isso, clientes ficam contentes, por conta da experiência de compra satisfatória, aumentando as chances de se fidelizarem a sua marca. A consequência, portanto, também pode ser vista no aumento da conversão de vendas.

Produtos sempre disponíveis ERP online

Quando se tem um ERP online o atendimento é qualificado ainda no sentido de nunca deixar o consumidor sem comprar o produto que busca. Vale lembrar que esse programa conta com a funcionalidade de controle de estoque.

Com ele, é possível, registrar, acompanhar e controlar as entradas e saídas de mercadorias do setor. Assim, não se corre o risco de deixar faltar em estoque um artigo que sempre tem saída.

Se isso não for feito, as chances são grandes de perder uma venda, além de deixar o consumidor frustrado. Mas com o controle rigoroso do seu estoque é possível ter a quantidade certa de cada item.

Serviços prestados com regularidade

Empresas prestadoras de serviços também se beneficiam com um melhor atendimento aos seus clientes quando possuem um ERP online. Entre as suas funcionalidades, existe a gestão de Ordem de serviço, o que permite controlar os atendimentos.

Se o seu negócio atua em um segmento onde presta atendimentos regulares ao cliente, como dedetizações, manutenções e outros, por exemplo, com o ERP é possível criar um banco de dados eficiente. E assim prever quando é preciso fazer um novo atendimento.

Que tal entrar em contato com o cliente antes mesmo dele solicitar a sua visita? Essa é uma ótima maneira de garantir um atendimento do mais alto nível para os seus clientes se fidelizem a sua marca.

Antecipação das necessidades dos clientes

Outra forma de antecipar as necessidades dos clientes é acompanhando as tendências do mercado e o comportamento de compra do seu público alvo. Em alguns segmentos, essas mudanças são muito rápidas.

E se você não acompanhar essas transformações, pode perder a sua clientela para a concorrência. Por meio de relatórios, levantamentos e outros dados que o ERP online oferece, é possível até prever tendências do mercado e se antecipe a elas.

Desse modo, é você quem vai deixar a concorrência para trás, “comendo poeira”.

Compras seguras e em conformidade com a lei

O ERP online possui diferentes funcionalidades para contribuir com o dia a dia do seu negócio. Além de cadastro de clientes e controle de estoque, dispõe de controle financeiro, planilhas eficientes para registrar dados e grande variedade de relatórios.

Disponibiliza ainda emissor próprio de nota fiscal para que a sua empresa esteja em conformidade com o fisco, permitindo a entrega adequada de nota fiscal ao cliente. Também oferece o emissor de boleto bancário como forma de pagamento.

Todos esses processos são realizados com a garantia da mais alta segurança, pois um ERP de qualidade usa mecanismos de ponta para isso.

Como tornar o atendimento mais eficiente através do ERP online

Mesmo com todas as vantagens tecnológicas que podem ser empregadas no atendimento disponibilizadas pelo ERP, os seus objetivos são alcançados apenas se contar ainda com uma equipe capacitada. Assim, é fundamental que ela seja bem treinada.

Na hora de escolher um ERP online, é de extrema importância buscar marcas de confiança e credibilidade, com cases de sucesso, que além de tecnologia e segurança, disponha de profissionais capacitados para treinar a sua equipe. É preciso ainda verificar o seu suporte.

Dessa maneira, outro requisito importante é que o pessoal do ERP seja acessível para que a sua equipe sempre possa esclarecer dúvidas quando for necessário. E mais do que isso, você como gestor deve implantar o sistema na sua empresa com assertividade.

Isso se faz não só escolhendo o melhor programa, com também preparando a sua equipe para futuras mudanças. Mesmo sendo para melhor, exigem algumas alterações na rotina. Mas o resultado final é você, sua equipe, fornecedores e clientes muito satisfeitos.

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