O mercado atual, independente do nicho, está cada vez mais tecnológico e com mais informações relacionadas a clientes, produtos, à própria empresa, entre outras. Para controlar tudo isso, a utilização de um ERP Online é indicada.

A quantidade de informações é cada vez maior e os membros da equipe utilizam cada vez mais dispositivos para trabalhar (celular, computador, tablet, etc.), o que torna necessário o armazenamento dos dados na nuvem.

Todavia, um sistema interno empresarial que não possui seus recursos disponíveis de forma online acaba perdendo potencial e engessando alguns processos, o que pode afetar diversos resultados, inclusive nas vendas.

Pensando nisso, este artigo foi desenvolvido para te auxiliar a relacionar o seu ERP Online com as suas vendas online e aumentar tanto a produtividade da equipe quanto o desempenho da sua equipe comercial.

 

O que é um ERP Online?

 

Antes de falarmos do conceito online, é preciso entender o que é um sistema ERP, esse sistema está cada vez mais presente nas empresas e é essencial a partir de certo porte, portanto, entender o que ele representa é fundamental.

Em inglês, ERP significa Enterprise Resource Planning, que, em tradução literal, significa “Planejamento de recursos empresariais”. Para obter esse planejamento, as empresas utilizam sistemas de controle.

Popularmente, os sistemas de gestão empresarial começaram a ser chamados de ERP e ficaram conhecidos pela sigla. Isso porque eles fazem exatamente isso, organizam a empresa como um todo e auxiliam no planejamento dos recursos.

Com isso, um ERP Online nada mais é do que um sistema de gestão empresarial que funciona na internet, ou seja, armazena as suas informações na nuvem e possibilita o acesso de qualquer dispositivo.

 

Por que utilizar um ERP Online?

 

Como citado previamente, a quantidade de informações que circulam no cotidiano de uma empresa é cada vez maior. A necessidade de acesso a essas informações em tempo real é real, de qualquer lugar.

Se o seu vendedor está em campo e precisa consultar o cadastro de um cliente, como poderia fazê-lo se o seu sistema fosse local e não possibilitasse uma conexão rápida e remota?

Além disso, os sistemas de gestão online ainda entregam uma integração aprimorada entre outros setores como financeiro, vendas, marketing e operacional.

Ter a empresa toda funcionando através de um sistema unificado é o sonho de qualquer empreendedor e é exatamente isso que um ERP online faz.

 

Vantagens do ERP Online

 

Quando se fala em vantagens, podemos pensar em vantagens de possuir um ERP e, após isso, vantagens de possuir um ERP online. Vamos abordar algumas delas e você vai entender por que a sua empresa precisa de um.

 

Centralização das informações

 

Imagine que um cenário onde o seu time de marketing entrega leads ao setor comercial, este faz as vendas e precisa reportar a entrada de clientes e receitas ao departamento financeiro.

Fazer isso de forma manual fragiliza o processo e o torna mais lento, haja vista que as informações podem se perder e as consultas se tornam ainda mais difíceis.

Quando se utiliza um ERP online, o time de marketing passará os leads por um canal específico, o time de vendas precisará consultar apenas este canal e, em caso de conversão, poderá notificar o time financeiro de forma rápida.

Além disso, as informações ficam armazenadas em um só local e podem ser consultadas de forma rápida a qualquer momento. O ganho de produtividade nesses processos pode significar uma excelente otimização dos recursos.

 

Ganho de produtividade

 

Como citado acima, o ganho de produtividade pode significar otimização de recursos, principalmente o tempo. Se o time de marketing pode repassar os leads de forma automática pelo ERP, seu tempo será economizado.

Da mesma forma, os vendedores poderão repassar as informações aos responsáveis pelo time financeiro com poucos cliques e terão mais tempo para pensar nos próximos clientes a serem trabalhados.

 

Segurança da informação

 

Um ERP Online possui, geralmente, backup de todas as informações armazenadas, além de trabalhar com algoritmos de segurança da informação que são fundamentais para preservação dos dados.

Além disso, a disponibilidade de um sistema na nuvem é maior, pois este não está vulnerável a possíveis faltas de energia ou qualquer outro problema local que pode atingir um servidor que rode um ERP local.

 

Como um ERP pode auxiliar no aumento de vendas online?

 

vendas online

 

O sucesso nas vendas de qualquer empresa depende da competência de dois times e da comunicação fluida entre eles: marketing e vendas.

Quando se fala em vendas online, essa comunicação precisa ser ainda mais perfeita, tendo em vista que o tempo de reação do time de vendas deve ser ainda menor para atender clientes pela internet.

 

Agilidade na troca de informações

 

Quando o time de marketing detecta um lead com potencial de venda, precisa repassá-lo ao setor de vendas para que este possa dar prosseguimento nos contatos e aumente as chances de conversão.

Um ERP Online será fundamental para que todas as informações necessárias sejam cadastradas e enviadas aos responsáveis pelo comercial. Desta forma, a disponibilidade da informação é imediata e esta pode ser consultada sempre.

Em um processo de vendas online, o time comercial poderá abordar o possível cliente de forma quase que imediata, aumentando as chances de conversão e potencializando o processo de vendas.

 

Otimização de tempo

 

Com as informações centralizadas e disponibilizadas de forma automática ou exigindo poucos cliques, os times, principalmente de marketing e vendas, terão mais tempo para se dedicarem às suas funções principais.

Com mais tempo para gerar leads, o marketing poderá abastecer o comercial com ainda mais possibilidades de venda. Já o comercial terá mais tempo para trabalhar cada prospecto e aumentar a sua taxa de conversão.

 

Conclusão

 

Um ERP online é necessário para qualquer negócio e pode potencializar todos os times da empresa. Em um ambiente de vendas online, a troca de informações de forma rápida se torna ainda mais fundamental.

Além das vantagens citadas, existem muitas outras que envolvem outros times, como o financeiro ou o departamento pessoal. O mais importante é que tudo estará centralizado e as informações tem uma disponibilidade ainda maior.

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