Pouco importa o setor de atuação da sua empresa: você certamente já deve ter notado que o mercado está não só cada vez mais competitivo, mas igualmente cada vez mais tecnológico, um motivo para que o suporte técnico seja bem avaliado.
As soluções tecnológicas mais diversas estão sendo pouco a pouco incorporadas ao dia a dia das empresas: já existem ferramentas para ajudar a sua equipe a gerir o ponto dos seus funcionários, a administrar com mais eficiência toda a parte financeira da sua empresa, a controlar os estoques e até para determinar os melhores momentos para contato com o seu cliente.
E todo esse investimento em tecnologia não é à toa!
Para começar, o seu público está cada vez mais conectado.
Afinal, hoje, mais de 20 anos após o advento da internet, as ferramentas tecnológicas e digitais já se tornaram uma parte indispensável do dia a dia de qualquer pessoa.
Seja na hora de realizar compras, consultar um extrato bancário, conversar com amigos, assistir um filme: há sempre um aplicativo na palma da mão para nos conectar.
Também a sua concorrência, de olho neste público, está investindo cada vez mais em modernização: websites responsivos (acessíveis a partir de smartphones e tablets), presença forte em redes sociais, investimento em estratégias de Inbound marketing e softwares de CRM são só alguns dos exemplos das formas pelas quais a sua concorrência está usando a tecnologia para fortalecer o relacionamento com os clientes.
Além disso, existe todo um repertório de softwares desenvolvidos especialmente para empresas que podem ser utilizados na hora de garantir uma maior produtividade, melhores resultados em vendas e maior qualidade tanto da comunicação interna, quanto da gestão do tempo da sua equipe.
Por isso, se a sua empresa ainda não iniciou esse processo de modernização, ela está assumindo um risco real: de ficar para ultrapassada.
Quer evitar esse erro?
Calma que a gente te ajuda!
A seguir você confere algumas dicas sobre aspectos a considerar na hora de definir qual o sistema ideal para a sua empresa:
Quais soluções escolher?
A resposta é simples: depende.
Antes de partir para a escolha de um software empresarial assim a esmo, o ideal é realizar uma análise do perfil da sua empresa, da sua situação e das suas necessidades atuais e, é claro, das perspectivas e projeções de crescimento.
O processo de modernização deve fazer parte de um todo maior, isto é, de um planejamento estratégico coordenado e orientado para pelos objetivos da sua empresa.
Assim, pode ser que nesse processo de análise você perceba que seus clientes são “consumidores de uma compra só” – indicando a necessidade de desenvolver melhor a fidelização do seu cliente. Nesse cenário, uma aposta certeira seriam as soluções do tipo CRM online.
Mas o que faz um CRM?
Um CRM é uma ferramenta que permite acompanhar todo o histórico de relacionamento do cliente ou lead com a sua marca. O ponto forte desta solução é ajudar a sua empresa a entender melhor o perfil de cada consumidor individualmente, determinando a etapa do funil de vendas em que cada um deles se encontra e facilitando o trabalho de condução tanto da sua equipe de vendas, quanto da sua equipe de marketing. O resultado da implementação com sucesso de um software CRM é um perceptível aumento na sua taxa de conversão e de fidelização de clientes.
Agora, imagina um outro cenário: sua análise dos processos internos da empresa indicou que algumas vendas foram perdidas por falta de follow up da equipe comercial. Da mesma forma, a sua análise indicou a falta de reposição de alguns itens em estoque. Tudo isso aponta para falha de comunicação interna – e possíveis falhas de planejamento de recursos.
Nesse novo cenário, o ideal para a sua empresa seria partir para uma solução ERP online.
E um ERP, serve para quê?
Um ERP é uma solução desenvolvida com foco no gerenciamento de recursos e no planejamento estratégico das empresas. Simplificando, trata-se de uma plataforma que permite reunir em um só lugar todas as informações essenciais à administração da sua empresa.
Assim, ao utilizar um ERP, os dados financeiros da empresa, tais como contas a pagar e a receber, toda movimentação e reposição de estoques, registro de vendas e emissão de boletos e notas fiscais são concentrados nessa plataforma online – otimizando processos e melhorando o seu controle efetivo sobre tudo o que se passa na empresa.
Percebeu? É sempre a análise das necessidades reais da sua empresa que vai determinar qual a solução ideal para ajudá-la a continuar a crescer e se projetar no mercado.
Como avaliar as soluções disponíveis no mercado?
Uma vez que você e sua equipe já tenham realizado essa primeira análise e tenham chego a uma definição daquilo que buscam em uma solução tecnológica para modernização dos processos da empresa, é hora de avaliar as soluções disponíveis no mercado.
Entre os diversos fatores a considerar antes de tomar a sua decisão e contratar um software, recomendamos analisar os seguintes pontos:
Licença ou assinatura? – Investimento inicial
Na hora de escolher uma nova solução, vale considerar se o que a sua empresa precisa é um SaaS (Software as a Service) ou um SaaP (Software as a Product).
No primeiro modelo, o serviço é disponibilizado através de uma assinatura mensal, semestral ou anual: trata-se da aquisição do software como serviço, modalidade mais comum no caso de softwares online. Sua principal vantagem é o baixo custo inicial, a facilidade de migração e o suporte técnico contínuo oferecido pela empresa prestadora do serviço.
Já no segundo, o software é comercializado como um produto finalizado: você adquire a licença para fazer a instalação nos computadores da sua empresa de um software padrão ou paga à um especialista em TI para desenvolver uma solução sob medida para as necessidades do seu negócio. Esta modalidade demanda um investimento inicial muito maior, com custos para instalação e manutenção de hardware local, normalmente conta com um suporte técnico ineficiente e apresenta baixa compatibilidade com outras soluções.
Funcionalidades:
Igualmente importante é investigar e comparar as funcionalidades oferecidas por cada uma das soluções escolhidas. Muitas vezes uma pequena diferença no valor pode significar a aquisição de uma solução muito mais completa, com funcionalidade que vão ter grande impacto na produtividade e otimização do tempo da sua equipe.
Disponibilidade do serviço: Suporte técnico
Por fim, mas não menos importante: nunca contrate um software empresarial – ou qualquer outro serviço – sem antes tomar ciência do funcionamento do suporte técnico. Quer saber o porquê?
Qual a importância do suporte técnico para o meu negócio?
O suporte técnico é o responsável por garantir que o serviço contratado esteja sempre disponível para a sua equipe – e sempre funcionando corretamente.
Imagine centralizar o seu controle de estoques em um sistema online e este ficar repetidamente inacessível, fora do ar? Além de frustrante, essa falha no suporte técnico pode ter sérios impactos no faturamento da sua empresa ao final do mês.
Por isso, busque soluções que ofereçam suporte técnico acessível, através de uma variedade de meios: telefone, e-mail, chat, Whatsapp e outros. Uma equipe de suporte própria da empresa provedora do software é sempre um diferencial, indicando que haverá sempre uma equipe de especialistas para te ajudar a resolver qualquer eventualidade que possa comprometer a operação da sua empresa.
Ei, psiu! Não vá embora ainda não… Conta para a gente aqui nos comentários: a sua empresa já precisou utilizar algum serviço de suporte técnico? Como foi o atendimento?